O coronavírus tem deixado a população em alerta, principalmente depois que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou a pandemia da doença e o Brasil registrou novos casos.

Os pacientes com câncer devem tomar as mesmas medidas de prevenção que a população em geral: evitar ambientes fechados e principalmente aglomerações, além de evitar contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais e/ou que esteja em investigação para possível infecção pelo coronavírus. Devem também evitar contato com pessoas que estejam chegando do exterior, com ou sem sintomas gripais.

Segundo o Ministério da Saúde, o uso de máscaras é uma forma de prevenção contra o novo coronavírus. A recomendação é para que todas as pessoas utilizem máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido quando tiverem que sair de suas residências. Lembrando que, sempre que possível, é melhor evitar deixar sua residência. 

Além das medidas de prevenção, é importante cuidar da saúde com boa alimentação, prática de exercícios físicos, controle do stress e higiene do sono.

O hábito de fumar é um comportamento de risco segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos.

Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o tabagismo é um fator de risco para o COVID-19, uma vez que o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

Por fim, pacientes com câncer não devem interromper sob NENHUMA HIPÓTESE seu tratamento oncológico. Converse com seu médico sobre a melhor forma de você continuar realizando o seu tratamento de forma segura.