O Google DeepMind está trabalhando em um sistema de inteligência artificial que ajude a reduzir o tempo gasto por médicos para tratar certos tipos de câncer. O projeto, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e do hospital universitário da University College London, tem como foco os cânceres de cabeça e pescoço, condições de difícil tratamento por sua proximidade com partes importantes do corpo.
Como vai funcionar?
Antes de começar qualquer tipo de tratamento de radiação, os médicos preparam um mapa detalhado de onde ela será administrada em cada paciente. Esse procedimento tem como objetivo evitar danificar tecidos próximos ao câncer. O Google explica que o processo demora até quatro horas para ser finalizado e que a ideia é automatizá-lo, reduzindo o tempo total para até uma hora.
Segundo o Dr. Yen-Ching Chang, que dirige a radioterapia no hospital universitário da College London, afirma que a tecnologia poderá liberar os médicos para se concentrar no atendimento do paciente e na pesquisa e ensino da doença.
Essa não é a primeira vez que o Google trabalha os sistemas de inteligência artificial para ajudar os médicos. Em julho a Deep Mind afirmou que vai desenvolver um sistema para detectar indícios de cegueira nos primeiros estágios da doença, evitando que os pacientes percam a visão.